Identidade Visual

“Independentemente de você acreditar ou não no amor a primeira vista, você deve concordar em como é permanente a primeira imagem que fazemos de alguém.  Experimente ficar num bar, a beira de uma rua movimentada, observando as pessoas que passam. Suas formas, modo de andar, roupas, tudo isso nos comunica imediatamente várias coisas, ao ponto de podermos arriscar uma “historinha”  sobre cada uma delas.

Assim como costumamos a fazer julgamentos sobre as pessoas, baseadas somente nestes dados, julgamos também negócios e produtos.  A maioria das vezes sem Ter com eles uma relação direta de consumo, e os classificamos como eles se apresentam visualmente para nós.  Daí ser de fundamental importância que a primeira imagem, a primeira impressão, seja adequadamente estudada e trabalhada para que comunique exatamente o que deve ser comunicado, fixando-se em nossas mentes de uma forma positiva e consistente.

A mente humana tem a capacidade de “arrumar” , em uma escala de 10(dez) degraus, marcas, por ordem de preferência. Para fazer com que ela guarde uma nova marca, entre essas dez primeiras, temos que criar uma marca suficientemente forte e original para que possamos deslocar uma das que estão nestes degraus, e incluirmos a nossa nesse local.  Agora imagine quais são estas marcas e como terá que ser a nossa criação, para que possamos realizar este trabalho.”

“Gilberto Strunck”

MAS O QUE É UMA IDENTIDADE VISUAL?

É um conjunto de elementos gráficos (logotipo, símbolo, cor e alfabeto) que irão formalizar a personalidade visual de um nome, de uma idéia, de um produto ou de um serviço. Estes elementos agem mais ou menos como as roupas e as formas das pessoas se comportarem. Devem informar, substancialmente à primeira vista. Estabelecer com quem os vê um nível de comunicação simples, forte e marcante.

                Quando uma empresa, que  presta algum tipo de serviço apresenta a mesma imagem em seus impressos, uniformes, embalagem, produtos, veículos, etc…, esta empresa tem uma identidade visual que nestes casos, pode também ser chamada de identidade empresarial ou corporativa.

É claro que só os elementos gráficos de uma identidade visual não conseguem estabelecer um nível de empatia e fidelização à um produto ou serviço. É necessário toda a construção de uma imagem coerente e sólida (que tem início no projeto de identidade visual e não termina mais) através dos conceitos de marca e branding tão abordados por Kevin Keller e David Aacker como reputação, imagem da marca, personalidade, posicionamento, entre outras coisas e qe precisam estar alinhados à missão, à visão e aos valores da empresa.

ALGUNS TRABALHOS

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